A diferença entre um fisioterapeuta licenciado e um massagista



Desta vez, vamos directos ao assunto. A principal diferença entre um fisioterapeuta e um massagista é a formação. Um fisioterapeuta tem uma licenciatura em fisioterapia, durante a qual ganha um conhecimento aprofundado sobre anatomia e fisiologia. Os massagistas, por outro lado, aprendem diferentes técnicas de massagem em cursos técnicos. Por isso, não têm um conhecimento aprofundado sobre o nosso sistema músculo-esquelético.


Esta diferença faz com que os fisioterapeutas sejam realmente profissionais de saúde que fazem um plano de tratamento personalizado. Por outro lado, os massagistas são apenas profissionais que proporcionam relaxamento e bem-estar. E está tudo bem. Cada um cumpre propósitos diferentes. Enquanto um fisioterapeuta faz massagens terapêuticas, que se destinam a reduzir a dor crónica, um massagista faz massagens para relaxar.



O que é uma massagem terapêutica?


A fisioterapia faz parte da reabilitação depois de uma lesão ou de uma cirurgia e, muitas vezes, está incluída nos serviços do Sistema Nacional de Saúde. As massagens terapêuticas são indicadas para recuperar de doenças, acidentes e alterações degenerativas. No entanto, a massagem é feita tendo em conta o seu diagnóstico, de forma a massajar os pontos críticos. No caso dos desportistas, ainda podemos falar em massagem desportivas.


É pertinente relembrar que alguns fisioterapeutas ainda têm especializações para determinados tipos de problemas de saúde. Por exemplo, os fisioterapeutas osteomusculares especializam-se no tratamento de dores nas costas, artrites ou entorses. Os fisioterapeutas neurológicos dedicam-se a pacientes que sofreram AVCs, lesões cerebrais ou com doenças degenerativas, de modo a proporcionar mais qualidade de vida.



🏥 Já esgotou as sessões de fisioterapia pagas pelo Sistema Nacional de Saúde? Nesse caso, veja aqui uma comparação de preços de fisioterapia e o que ter em atenção antes de escolher uma clínica de fisioterapia ou um terapeuta. As sessões de fisioterapia são essenciais na gestão da dor, o que melhora a sua qualidade de vida. A propósito, pode procurar aqui sessões de fisioterapia em Lisboa.


O que é uma massagem de relaxamento?


Por outro lado, o massagista não tem a formação do fisioterapeuta. Portanto, a massagem de relaxamento é mais difusa. Dito isto, induz na mesma um relaxamento muscular e promove a circulação do sistema linfático. Muitas pessoas reportam diversos benefícios físicos e psicológicos. Por exemplo, as massagens reduzem o stress e ansiedade, melhoram a qualidade do sono e conseguem concentrar-se melhor. 


Dentro destas massagens encontramos também as drenagens linfáticas, conhecidas por “emagrecer”. Na realidade, estas massagens estimulam o sistema linfático, o que reduz a retenção de líquidos. Se eliminar a retenção de líquidos na barriga e nas pernas, vai ter a sensação de ter uma cintura mais fina. 


Quando ir a um fisioterapeuta vs massagista?


Tendo em conta a diferença entre as sessões com um fisioterapeuta e um massagista, vamos rever quando devemos ir a um ou a outro. Já vimos que um fisioterapeuta trata de problemas de saúde, enquanto o massagista proporciona relaxamento e conforto. 


  • Se tem algum problema de movimento, doenças crónicas que afectam o seu movimento ou fez uma cirurgia recentemente, procure um fisioterapeuta. A terapia vai ter resultados mais duradouros e promove a reabilitação da sua lesão.


  • Por outro lado, se quer relaxar e sentir-se melhor, procure um massagista. A massagem proporciona um sentimento de leveza e bem-estar, o que alivia as tensões musculares, melhora a circulação e nos faz sentir melhor. 


Um fisioterapeuta é mais caro do que um massagista?


Como disse, um fisioterapeuta faz um plano de tratamento personalizado. Por outro lado, o massagista aplica técnicas genéricas para estimular os músculos e a circulação. Por isso, não é de estranhar que os preços das sessões de fisioterapia sejam superiores aos das massagens que vemos em diferentes centros de estética, spas e outros estabelecimentos.


Por outro lado, a fisioterapia não consiste apenas em massagens. As clínicas de fisioterapia disponibilizam diferentes tipos de equipamento, enquanto algumas máquinas específicas, como electroestimuladores. Os spas e os massagistas não disponibilizam estes tratamentos. Portanto, isto também influencia os custos das clínicas de fisioterapia.


Resumindo: a principal diferença entre sessões de fisioterapia e massagistas é a formação. Daí surgem todas as outras diferenças, incluindo o preço. Os fisioterapeutas são profissionais de saúde com capacidade para fazer um plano de tratamento personalizado, enquanto os massagistas prestam um serviço genérico que proporciona relaxamento.  Por isso, cada um cumpre um propósito diferente.


Comentários

Mensagens populares