Quando procurar um psicólogo? Sinais de alerta comuns

Lidar com os altos e baixos da vida é desafiante. E quando o mal-estar emocional persiste ou começa a afetar o dia a dia, pode ser sinal de que é hora de procurar ajuda profissional. Ansiedade constante, tristeza sem motivo claro ou mudanças no sono e apetite são alguns dos sinais a ter em atenção: 




Tristeza sem motivo aparente


A tristeza faz parte da vida. Há muitas situações em que a tristeza é justificada e expectável, como a perda de alguém próximo, um divórcio ou dificuldades no trabalho. Mas, quando a tristeza se prolonga no tempo, quando se sente triste sem nenhuma causa aparente e quando deixa de sentir prazer com coisas que aprecia, trata-se de um problema. Nesses casos, fale com o seu médico de família ou procure um psicólogo para perceber o que se passa, tratar e prevenir a depressão.


Depois de situações traumáticas 


O stress pós-traumático é um problema real que pode acontecer a qualquer pessoa. Depois de um evento que pôs em risco a nossa vida, como um acidente, um problema de saúde grave ou um assalto, podem surgir sintomas como pesadelos, ansiedade constante, flashbacks e problemas em executar tarefas do dia a dia. Nesses casos, é sempre bom falar com um psicólogo para fazer terapia e ultrapassar esses bloqueios. Aliás, mesmo que pense que está a conseguir lidar bem com a situação, é sempre bom falar com um psicólogo depois de uma situação traumática.


Alterações de humor súbitas


Há muitos problemas de saúde mental, desde doenças psiquiátricas (como transtorno de personalidade borderlines) até ao burnout, que se manifestam através de alterações de humor súbitas de humor.  Se está bem e de repente sente muita raiva, é um sinal de alerta. Se tanto está muito feliz como muito triste, é outro sinal de alerta. Procure um psicólogo para perceber o que pode estar a despoletar esta desregulação de humor. Caso contrário, vão começar a afectar as suas relações pessoais e profissionais.



Sente ansiedade com as tarefas do dia a dia


Outro sinal de alerta de que precisa de procurar um psicólogo é ter dificuldade em lidar com as tarefas do dia a dia. Tem medo de sair de casa? Evita andar de transportes públicos? Não avança na sua carreira porque fica nervoso só de pensar em fazer uma apresentação? Não tem coragem de pedir um aumento? Quando a ansiedade o impede de lidar com as tarefas normais, não hesite em pedir ajuda. A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma excelente forma para ultrapassar estes problemas. 


Ideação suicida


Já pensou em pôr termo à própria vida? Visualiza a forma como o faria? A ideação suicida é sempre um sintoma de uma doença psiquiátrica. Por isso, procure um psicólogo o mais rápido possível. Se estiver a pensar nisso agora, peça aconselhamento psicológico através da linha SNS 24 ou ligue para a linha SOS Voz Amiga. Se for preciso, vá às urgências do hospital. Com o tratamento certo, que pode ser uma combinação de psicoterapia e medicamentos, vai sentir melhorias de certeza. 


Aconselhamento psicológico no SNS 24


Ligue para o 808 242 24


Este serviço ajuda a gerir as emoções, incluindo em situações de crise, e orienta o utente para outras entidades de apoio, de modo a encontrar apoio psicológico. A chamada é sempre atendida por um psicólogo, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e não fica gravada. Se precisa de ajuda, ligue. 


Contactos da Linha SOS Voz Amiga

Disponível todos os dias, das 15h30 às 00h30 

213 544 545   >   Chamada para rede fixa nacional

912 802 669 - 963 524 660  > Chamada para rede móvel nacional


Se precisa de desabafar, ou se quer falar no anonimato, ligue para a linha SOS Voz Amiga. Ao contrário do SNS 24, a  linha não está disponível 24 horas por dia e não faz encaminhamento para outros serviços. No entanto, numa situação de crise, falar com alguém pode evitar o pior.


Aproveito para deixar aqui o link onde pode encontrar uma consulta de psicologia em Braga ou uma consulta de psicologia no Porto. Muitos profissionais também atendem os pacientes online, para que possa obter ajuda mais rápido. As consultas online são igualmente eficazes e podem ser a solução para encontrar um profissional hoje.




Comentários

Mensagens populares