Ferramentas Essenciais para Gestão Eficiente de Redes Sociais

Está a gerir as redes sociais da sua empresa? Tem um negócio próprio e quer crescer online? Veja aqui as ferramentas essenciais para a gestão eficiente de redes sociais e conseguir os resultados que procura: 



  • Um ferramenta para agendar posts


A primeira, primeira ferramenta que precisa para fazer uma gestão eficiente das redes sociais é uma ferramenta para agendar posts nas várias redes sociais (incluindo stories no Instagram). Uma das ferramentas mais conhecidas para agendar é o Later, mas também pode usar o Buffer, SocialPilot, Hootsuite… Investigue as alternativas, os planos de preços, a quantidade de perfis que pode associar para escolher a melhor ferramenta para si. O segredo para o marketing de redes sociais funcionar é a constância e a consistência.


  • Uma aplicação para editar fotos canva/easel.ly


As redes sociais são redes visuais (ooops… rimou!). Por isso, uma das ferramentas essenciais para a gestão de redes sociais é uma aplicação para editar fotos. A edição de fotos ajuda a manter a coerência do feed e a salvar aquelas fotos que saíram um flop. Uma das minhas sugestões é o Canva, que também pode instalar no telemóvel. A outra app que pode usar é o Easel.ly, em que pode fazer infográficos. Partilhar estatísticas é sempre um conteúdo que gera interacção!


  • Um editor de vídeos para reels

Se abrir o seu Instagram, provavelmente metade do que vê no feed são vídeos (“reels”). E depois ainda há os vídeos que vê no stories! Hoje em dia, é impossível pensar na gestão de redes sociais sem falar em ferramentas para filmar e editar vídeos. Recomendamos que instale pelo menos uma app de edição de vídeo no seu telemóvel, se quiser partilhar directamente nas redes sociais. Para partilhar receitas, manuais de how-tos e passo a passo, pode precisar de fazer em computador.


  • Calendário editorial para redes sociais


Qualquer gestor de redes sociais sabe que o segredo para que tudo corra bem é organização. Primeiro, porque precisa de organizar a sua presença em várias redes sociais. Depois, porque toda a gente sabe que o improviso nem sempre funciona. É importante ter uma planificação do que vai publicar nas redes sociais todos os dias, especialmente quando há datas importantes, como saldos, promoções ou feriados. Um calendário editorial para redes sociais vai ajudar nesta tarefa.


  • Ferramenta para encurtar links /link in bio 


A menos que seja um influencer que se cinge às redes sociais, o mais provável é que use as suas redes sociais para levar o seu público para o seu website. Mas partilhar um link enorme, do estilo www.omeunegocio.pt/o-servico-que-quero-que-compre não é muito prático, pois não? Por isso, há anos que os gestores de redes sociais usam o Bit.ly para encurtar os links e monitorizar as visitas que geram. Para o Instagram, pode usar o “link in bio” para associar um link a cada post.


  • Veja os resultados no Google Analytics


Do que serve todo o seu trabalho nas redes sociais se depois não sabe o que está a funcionar ou não? Por isso, recomendamos que instale um pixel no código do seu website. Depois, consegue usar o Google Analytics para monitorizar o tráfego que vem das redes sociais e quanto desse tráfego se transforma em pedidos de orçamento, compras, etc. Se tem um e-commerce em Shopify, também pode usar a secção ‘Analytics’ para avaliar os resultados dos seus esforços. Veja aqui mais informações sobre como o marketing pode impulsionar as suas vendas.


  • App para guardar conteúdos


O trabalho nas redes sociais não se pode centrar só em si. Para aumentar o seu alcance e chegar a mais público, convém ter parcerias com outras páginas do mesmo nicho! Além disso, é o conteúdo gerado por outras páginas que vai ajudar a manter a sua audiência entretida mesmo quando não tiver nada para publicar. Por isso, use uma app para guardar conteúdos (dessa rede social ou de outra fonte) que vai querer partilhar mais tarde. A nossa sugestão é usar o Pocket.



Não tem tempo nem disponibilidade para fazer publicações com a frequência que gostaria? Então, talvez valha a pena encontrar um serviço de gestão de redes sociais. Se o problema não é a falta de tempo, mas ainda assim não está a obter os resultados que espera, procure uma consultoria de redes sociais. É possível que, com o apoio e as dicas adequadas, consiga alcançar aos resultados que procura em pouco tempo!

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