Como organizar uma mudança de casa
Empacotar tudo aquilo que tem, até à última gaveta das meias. Percorrer os armários de cozinha e embalar tudo cuidadosamente, para que não se parta no transporte. Procurar caixas em todos os supermercados das redondezas, contratar uma empresa de mudanças, mudar os serviços de luz, água e internet. Não saber onde arrumou o peluche que a sua filha se lembrou de pedir pela primeira vez em seis meses. Mudar de casa é uma chatice, sim. Por isso, se vai mudar de casa, assumo que não tem outra opção. Mas também não vale a pena desesperar: veja como organizar uma mudança de casa.
1. Comece por embalar o que usa menos
Primeiro passo para organizar uma mudança de casa: arrumar as coisas que usa menos. Agora, por exemplo, ainda estamos no Verão. Arrume as coisas de Inverno que não está a precisar. Se n. ão faz bolos e queques todas as semanas, arrume a batedeira e as forminhas. Aos poucos, vai desmontando a casa sem sentir que não sabe onde estão as suas coisas. Se começar a fazer isto um mês e meio antes, não precisa de andar a correr nos últimos dias.
2. Crie um sistema para organizar todas as caixas
Um dos grandes problemas das mudanças de casa é saber onde arrumou as coisas. Se de repente precisar de alguma coisa que já arrumou, onde está? Ao chegar à nova casa, como vai encontrar os toalhões de banho? Fiquem com este conselho: estabelecer um sistema para organizar todas as caixas. E não, não basta escrever a marcador o que está dentro da caixa. Depois, como é que vai encontrar essa caixa específica? Antes da mudança, recomendo deixar as caixas no respectivo compartimento e marcá-las com cores, cada uma correspondente a uma área da casa. Quando descarregar na casa nova, sabe exactamente para onde tem de ir cada caixa, porque basta olhar para as cores.
3. Proteja todos os móveis e electrodomésticos
Se não vai mudar para uma casa com cozinha equipada, uma das coisas mais importantes é saber como proteger os móveis e os grandes electrodomésticos. É muito fácil que alguma coisa se estrague durante a mudança: um risco ao colocar no elevador, uma travagem brusca no transporte... Há muitas coisas que podem correr mal. Por isso, tem de comprar material de protecção. Encontra-o em lojas de bricolage, inclusive no Leroy Merlin. Recomendo açambarcar papel bolha, cartão e película para proteger tudo. No caso dos itens frágeis, como a loiça, forre as caixas com espuma ou com esferovite, de modo a não haver espaços livres. Depois, use película à volta de toda a caixa.
4. Deite fora aquilo que já não precisa
Antes de embalar alguma coisa, pergunte: ainda uso isto? Faz-me falta? Há espaço para isto na casa nova? Lembre-se que, quanto mais coisas levar para a nova casa ou apartamento, mais cara e demorada será a mudança, especialmente no caso de mudanças internacionais ou de longa distância. Por isso, não vale a pena levar “tralha”. Veja a mudança de casa como uma oportunidade para deitar se desfazer daquilo de que já não precisa. Se ainda estiverem em bom estado, pode tentar vender no OLX, no Facebook Marketplace, na Vinted (no caso da roupa) ou em feiras locais. Se fizer dinheiro para pagar à empresa de mudanças, já não é mau! Mas claro… só funciona se começar com tempo.
5. Prepare caixas com um peso semelhante
Para evitar problemas no transporte, convém que todas as caixas tenham dimensões e pesos semelhantes. Não só é muito mais fácil arrumá-las e aproveitar melhor o espaço dentro da carrinha ou camião, como também evita acidentes. Se uma cair, é menos provável que cause estragos. No caso de ter caixas muito mais pesadas do que outras, procure colocar sempre as mais pesadas por baixo e as mais leves por cima.
6. Arrume primeiro as coisas pesadas no camião
Na mesma lógica, se vai contratar um camião para fazer as mudanças, comece por arrumar os itens mais pesados, como os electrodomésticos grandes, os sofás, os colchões e as camas primeiro. Tenha estas coisas embaladas, desmontadas e prontas a transportar. Normalmente, são o custa mais a levar e o que pode impedir a entrada de casa. Depois, já sabe o que fazer: empilhe os itens mais leves por cima.
7. Procure uma empresa de mudanças com antecedência
A última dica para organizar uma mudança de casa é não adiar o inadiável. Na minha primeira dica, recomendei que começasse a arrumar com pelo menos um mês e meio de antecedência. Mas isso não é a única coisa que precisa de fazer. As boas empresas de mudanças não têm disponibilidade de um dia para o outro! Procure uma empresa de mudanças com antecedência, especialmente se quer comaprar os preços. Se for muito caro, ainda lhe resta a opção do aluguer de carrinhas para mudanças, desde que se sinta à vontade para conduzir veículos maiores. Na Fixando, pode explorar tanto o preço para alugar carrinha, como empresas.
Comentários