Como Criar um Plano de Estudos Eficaz para Melhorar Resultados
Ter um plano de estudos é essencial para melhorar os resultados na escola ou na universidade. No entanto, muitos alunos têm dificuldades em organizar o seu tempo e em manter a consistência necessária para cumprir os objectivos. Por isso, hoje trago-vos alguns conselhos de como criar um plano de estudos eficaz para melhorar os resultados dos vossos filhos!
1. Definir objectivos claros e específicos
O primeiro passo para criar um plano de estudos eficaz é estabelecer objectivos concretos. Não basta dizer “quero melhorar a minha nota”. Deve especificar metas como “aumentar a nota de matemática em dois valores” ou “ler um livro até ao final do período”. Os objectivos claros ajudam a manter o foco e servem como motivação ao longo do processo. Além disso, permitem monitorizar o progresso e ajustar o plano de estudos, se necessário.
2. Dividir o tempo em blocos de estudo
A minha táctica favorita para criar um plano de estudos eficaz é dividir o tempo em blocos de estudos. Recomendo dividir o tempo em blocos de meia hora, seguidos de 5 minutos e pausa. Desta forma, evita longos períodos de estudo sem pausa e consegue definir exactamente quanto tempo de estudo dedica a cada disciplina. Se tiver capacidade de estudar durante mais tempo, pode organizar blocos de uma hora.
3. Priorizar as matérias mais desafiantes
Nem todas as disciplinas ou temas têm o mesmo nível de dificuldade. Identifique as disciplinas em que sente maior dificuldade e dedique-lhes mais tempo no seu plano de estudos. Além disso, comece sempre por essa disciplina: o cérebro tende a ser mais receptivo e concentrado nos primeiros momentos de trabalho. Por exemplo, se tem dificuldades a matemática, dedique os dois primeiros blocos do dia a essa matéria.
4. Contratar um explicador
Se mesmo assim continuar a ter dificuldade, peça ajuda a um professor particular ou a um explicador. Pode encontrar aqui explicações para o primeiro ciclo (e confirmar também o preço das explicações para o primeiro ciclo). Um professor particular vai dar mais atenção ao aluno e esclarecer dúvidas de matérias anteriores, além de estar mais preparado do que os pais para dar este apoio.
5. Criar um ambiente de estudo adequado
O ambiente onde estuda tem um impacto significativo na qualidade do seu trabalho. Escolha um local silencioso, bem iluminado e livre de distrações. Convém ter uma secretária onde ter todo o material necessário à mão e uma cadeira confortável numa zona onde não esteja sempre gente a entrar e sair. Veja aqui mais estratégias de estudo eficazes.
6. Variar os métodos de estudo
Repetir o mesmo tipo de exercícios continuamente pode levar ao desinteresse e reduzir a eficácia do estudo. Por isso, ao criar um plano de estudos, tente variar entre diferentes métodos, como leitura, fazer resumos ou resolução de exercícios. Se contratar um explicador, é mais fácil definir os exercícios e ir variando entre diversos tipos de exercício.
7. Reconhecer os limites pessoais
Embora a dedicação ao estudo seja importante, é essencial reconhecer os seus limites. Estudar de forma excessiva pode ser contraproducente! Também é preciso tempo para descansar, brincar e manter os nossos hobbies. Por isso, mesmo que esteja a fazer um esforço para subir as notas, reconheça os seus limites e tente manter um equilíbrio entre o estudo e o lazer.
8. Recompensar o esforço
Reconhecer os próprios progressos é uma forma eficaz de manter a motivação. Depois de atingir uma meta importante, reserve algum tempo para fazer algo de que goste. As recompensas podem ser simples, como ver um episódio de uma série ou saborear uma refeição especial. O importante é celebrar o esforço e valorizar as conquistas!
Criar um plano de estudos eficaz exige organização, dedicação e flexibilidade. Ao seguir estas estratégias, será possível gerir melhor o tempo, melhorar a produtividade e subir as notas. Mas, mais do que um conjunto de tarefas, o plano de estudos deve ser visto como um compromisso consigo próprio. Com uma abordagem equilibrada, os resultados irão certamente reflectir o esforço investido sem fazer com que o estudo domine toda a sua agenda!
Comentários