Vou viajar de avião, posso levar o meu animal comigo?





Se vai viajar de avião, talvez se esteja a perguntar se pode levar o seu animal no avião. A resposta é: depende. Depende da companhia aérea, do peso do seu animal e até da raça.


Que companhias aceitam animais a bordo?

Algumas companhias aéreas aceitam animais a bordo, outras não. A maioria das companhias low-cost, com a excepção da Transavia, não aceitam animais. As companhias aéreas “tradicionais”, como a TAP, quase sempre aceitam animais a bordo. Algumas companhias não aceitam animais na cabine em voos de longo-curso, por isso deve confirmar sempre. A excepção são os cães-guia, que são sempre aceites. A sua agência de viagens pode ajudar a procurar uma companhia que aceite animais a bordo.


Que animais pode levar consigo na cabine?

Pode levar consigo cães ou gatos que não sejam braquicéfalos. No entanto, o animal (e a caixa de transporte) podem ter apenas 8 kg. A caixa de transporte deve ter, no máximo, 40 x 33 x 17 cm para caber por baixo do assento da frente. Se exceder os 8 kg, ou for um animal exótico, o animal terá de ser transportado no porão. No porão, o limite de peso está nos 32 kg. Novamente, a excepção são os cães-guia, que são sempre aceites. Como o transporte de animais no porão é bastante dispendioso, é melhor fazer um seguro de viagem.


Como é que pode transportar os animais na cabine?


A caixa de transporte deve ser maleável e estanque (ou seja, impermeável – não pode deixar passar fluídos do animal). O cão ou gato deve ter espaço para se mover dentro da mala, acesso a água e comida.


O que precisa para viajar com o seu animal de avião?

Precisa de apresentar o passaporte do animal e certificado sanitário. Para alguns países, pode precisar de mais análises e certificados de vacinas.


Animais que não pode levar consigo no avião

Os cães e gatos braquicéfalos – isto é, com focinhos achatados – têm dificuldades a respirar em altitude. Isto inclui cães como os pinscher, os pit bull, boston terrier, boxer, bulldog, cavalier king charles, chow chow, spaniel e chihuahua. Os gatos que não podem viajar no avião incluem o birmanês, o himalaio, persa e scottish fold.

Comentários

Mensagens populares