Ir para fora cá dentro: roteiros de mini-férias em Portugal



Nem sempre precisamos de ir ao estrangeiro para descansar, descobrir recantos espectaculares e mostrar história aos miúdos. Há diversos mini-roteiros que podemos fazer em Portugal para um fim-de-semana diferente e relaxado. Não precisamos de nos preocupar com a dimensão da mala, com voos atrasos, sítios cheios de gente e horas de fila… Aqui ficam três sugestões:




Piódão 


Começamos por um roteiro na zona centro, na aldeia do xisto mais famosa de Portugal: o Piódão. A aldeia está toda recuperada e parece retirada de um postal. As casas estão todas em xisto, com a igreja branca a contrastar no centro do povo. Também há uma piscina de entrada livre para passar uma tarde agradável com os miúdos e refrescar. 




Braga


Aquela que já foi considerada “a cidade mais jovem da Europa” é um excelente programa de fim-de-semana para quem viaja com crianças. Há muitas opções de alojamento para famílias, e na zona circundante há dois grandes santuários para explorar: o Bom Jesus de Braga e o Sameiro. Os jardins estão sempre bem cuidados e a escadaria é perfeita para gastar as calorias que comemos a mais. 




Parque Nacional Peneda-Gerês 


E já que estamos por Braga… O único Parque Nacional é um excelente programa de férias ou de fim-de-semana. Há diversos recantos por todo o parque, incluindo o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, as termas do Gerês, diversas praias fluviais no Rio Homem, Vilarinho das Furnas e roteiros pela serra dentro. Para quem viaja a família, aqui ficam algumas sugestões ideais para os mais pequenos. 




Espero que tenham gostado destas três sugestões de fim-de-semana em Portugal! Há muitos mais recantos para conhecer neste “cantinho à beira-mar plantado”, de Norte a Sul, e que não ficam nada a dever a destinos muito mais longe e que mais dispendiosos. 

Comentários

Mensagens populares